domingo, 24 de março de 2019

NOTA DE FALECIMENTO DO PROF. BRUNO BASSETTO, FILÓLOGO E TRADUTOR


É com imenso pesar que comunicamos o falecimento, na manhã de terça-feira, dia 19 de março, de nosso colega e amigo, Prof. Dr. Bruno Fregni Bassetto. 


Bruno F. Bassetto foi professor titular de Filologia Românica da FFLCH, USP, São Paulo. Aposentou-se no cargo, porém seu entusiasmo pelas letras clássicas o incentivou ao trabalho árduo até seus últimos dias de vida. 

Nas quase quatro décadas de magistério e pesquisa, dedicou-se à investigação de elos fonéticos e semânticos entre o Latim e as línguas românicas. Aclamado pela comunidade acadêmica por sua obra Elementos de Filologia Românica, Bassetto era referência em cursos de Letras, principalmente no que dizia respeito à formação de latinistas. 
Deixou-nos, dentre diversos legados, a reconstituição da língua dalmática, idioma românico extinto: uma atividade que o conduziu ao aprofundamento das mais diversas variedades do latim: do sermo litterarius, passando pelo sermo urbanus, até o sermo plebeius, fonte principal das línguas românicas. 

De extrema generosidade, Prof. Bassetto mantinha estreito contato com a Universidade Federal de Uberlândia, em especial com o Instituto de Filosofia: propusera-se, há algum tempo, à tradução da obra filosófica de Cícero, fomentando diretamente diversos projetos deste Instituto e também do Instituto de Letras e Linguística de nossa universidade. Suas traduções publicadas pela EDUFU são: Discussões Tusculanas, A natureza dos deuses, A divinação e Os limites dos bens e dos males. Pela Editora Unicamp,  Coleção Fasuto Castilho Multilíngues de Filosofia da Unicamp, foram publicadas a tradução da Instituição Oratória de Quintiliano em em quatro tomos. Traduções a serem publicadas pela EDUFU: De Legibus ( no prelo) De inventione, De amicitia, De officiis, De senectute, De oratore,  Topica, Timaeus e Paradoxa stoicorum.

Resta-nos, neste momento, desejar que o nosso amigo descanse em paz. E que nós, apoiados em seu exemplo de generosidade, dedicação e incansável busca pelo saber, possamos continuar a caminhada nos Estudos Clássicos, cientes, todavia, de que uma parte do Lácio, chamada a missões mais nobres, teve de se apartar de nós!


Prof. Bruno Bassetto, em 2018, no Instituto de Letras da UFU-MG. 































MINICURSO DE TRADUÇÃO

Minicurso de Tradução - Textos latinos