SOBRE O GELATIVM


1) O Grupo de Estudos LATIVM (Nome) da Universidade Federal de Uberlândia (Local em que atua) possui duas frentes de estudo: MAIOR e MINOR (1 e 2)

2) Em princípio, o Grupo auxiliou os alunos que realizavam Iniciação Científica nos textos de Cícero e também os que buscavam desenvolver o latim ou retoma-lo. Assim, o objetivo do Grupo é a proficiência em leitura dos próprios textos latinos, ou seja, aprofundar a morfossintaxe latina a partir dos textos clássicos.  Direcionado também para a pesquisa, visa dar aos que desejam aprofundar os estudos na língua.

3) Do método:
Para trabalharmos com os textos clássicos ou com textos propriamente latinos, seja o latim tardio ou medieval e até mesmo moderno, o Prof. João Bortolanza desenvolveu uma abordagem própria para os textos. Parte-se da ideia de que para aprendermos o latim, devemos “ir aos textos”, pois são eles que possuem a verdadeira complexidade da língua. O problema do aprendizado da língua consiste muitas vezes em estudar a morfossintaxe por frases soltas, enquanto que o texto latino apresenta um período extenso com ligações. Deste ponto de partida, abordamos os textos pelo método dos três elementos-chave: verbo, cláusula de ligação e a forma-nominal. Acreditamos que a proficiência na leitura do latim possa ser alcançada, observando esses três elementos-chave nos textos clássicos. Para nós, estudantes, ler os clássicos é um desafio, que exige dedicação e perseverança, mas que a experiência tem mostrado que é possível “ler e entender” o latim clássico.

4) Sobre os participantes:
O Grupo de estudos LATIVM (GEL) é coordenado pelo Prof. Dr. João Bortolanza do Instituto de Letras e Linguística da UFU. O Prof. Dr. Stéfano Paschoal do curso de Tradução da UFU também possui forte contribuição para este Grupo. Participam os alunos que concluíram o Latim 4 ou Latim 3. Também participam professores da comunidade externa.

5) O Latim oferecido na UFU – Filosofia  e Letras.
O Latim é oferecido pela Letras no curso de Filosofia como disciplina optativa. Ao todo são quatro semestres de Latim, que o estudante pode cursar. Não só os alunos de Filosofia fazem a disciplina, como também alunos da História e da própria Letras. Em 2013 está sendo oferecido o Latim 3. No segundo semestre será, provavelmente, termos o Latim 1 e Latim 4.

6) O que o grupo oferece para a comunidade externa.

O Grupo é aberto também à comunidade externa. Seja para aqueles que fizeram latim alguma vez, seja para aqueles que querem iniciar  seus estudos na língua.  

MINICURSO DE TRADUÇÃO

Minicurso de Tradução - Textos latinos