CURSOS E EVENTOS




Sobre a proposta do GEL LATIVM (Grupo de Estudos de Latim LATIVM) 

Parte-se da óbvia exiguidade das disciplinas oferecidas pela UFU na subárea de Latim e Literatura Latina, que não atende aos interessados em proficiência na leitura e entendimento dos textos latinos. Nega-se com isso o acesso ao acervo inigualável que abrange desde o século III a.C. ATÉ PELO MENOS O SÉCULO XIX, QUE REPRESENTA GRANDE PARTE DO SABER ELABORADO NO OCIDENTE EM DIREITO, EM GRAMÁTICA, FILOLOGIA E BELAS LETRAS, EM BIOLOGIA, BOTÂNICA E CIÊNCIAS EM GERAL, EM HISTÓRIA, EM FILOSOFIA E EM TODOS OS RAMOS DO SABER. Apenas o Curso de Filosofia oferece na UFU quatro semestres de Latim (Latim I a IV), como disciplinas optativas. O curso de Letras, que as ministra, apenas em 2011 introduziu duas disciplinas optativas. Obviamente há necessidade de atender a essa demanda com um Projeto de Extensão. ESTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO LEVAR A PROFICIÊNCIA NA LEITURA DOS TEXTOS LATINOS CLÁSSICOS, PÓS-CLÁSSICOS, MEDIEVAIS, RENASCENTISTAS E MODERNOS. Para tanto, formam-se os Cursos de Latim, sob a orientação e coordenação dos Professores João Bortolanza, Frederico de Souza e Stéfano Paschoal do ILEEL (Instituto de Letras e Linguística). O resultado será antes de tudo o LER ENTENDENDO. De início, os textos serão pequenos trechos adaptados de fábulas e comédias passando em seguida para um nível intermediário com textos em prosas e adaptados de Cícero. Por fim, o aluno poderá trabalhar excertos de Cícero e de outros clássicos latinos.


Quem pode se inscrever?



Os cursos de Latim oferecidos pelo GEL LATIVM são cursos voltados para acadêmicos da UFU, especialmente dos cursos de Letras, História, Filosofia e Direito que queiram retomar ou aprimorar seus estudos de Latim. Egressos da UFU ou membros da comunidade externa que querem complementar ou iniciar seus conhecimentos da Língua Latina. Lembrando que os cursos são semestrais, emitindo certificados com carga horária total de 40 horas. 


DOS CURSOS OFERECIDOS: 

MINOR 1
Neste módulo, o aluno aprenderá as noções básicas dos casos latinos, nominativo e acusativo, juntamente com o destaque do verbo no presente do indicativo.  Para tanto, trabalharemos com fábulas adaptadas do método Latina Essentia. Este módulo é indicado para iniciantes e àqueles que queiram retomar o latim do início. 




MINOR 2
Este segundo módulo exige que o aluno tenha cursado a disciplina Latim 1 ou o curso Minor 1. O Minor 2 trabalhará com os métodos Latina Essentia e Aprendendo Latim. Os ministrantes deste módulo  trabalham com o método Latina Essentia, dando continuidade ao Minor 1. 






INTERMEDIUM

Neste módulo, iremos trabalhar com os textos da Seção 3 e 4 do método Aprendendo Latim, abordando os aspectos e  os tempos  verbais, os pronomes relativos e demonstrativos, os diferentes empregos dos casos latinos, adjetivos de 1ª e 2ª classes, as formas comparativa e superlativa.  O aluno que concluiu o Minor 2 ou a discplina Latim 2 pode se inscrever no Curso Intermedium





CURSO TEXTOS LATINOS GEL LATIVM MAIOR

Para o Latim Maior, o aluno deve ter cursado ou ao menos estar cursando o Latim 3. Trabalharemos desde a Seção 6 do Aprendendo Latim, juntamente com textos de Virgílio, Catulo, Ovídio  César, Cícero,  Sêneca, Agostinho, Antônio Vieira,   Padre Anchieta.


GEL-MAIOR
MAIOR
 Dia: Sexta-feira
Horário: 15:00 - 18:00
Bloco: 5M
Professor João Bortolanza





O prazo para as INSCRIÇÕES será de 30/09 até 07/10. As vagas são limitadas e o critério de seleção é "ordem de chegada", podendo haver lista de espera.

PARA SE INSCREVER EM ALGUM DESSES CURSOS, PÁGINA INICIAL DO BLOG. Coordenador: Prof. Dr. João Bortolanza

MINICURSO DE TRADUÇÃO

Minicurso de Tradução - Textos latinos