domingo, 21 de agosto de 2016

DAS PALAVRAS



Das palavras I

Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência, a vossa!
Ai, palavras, ai, palavras,
sois de vento, ides no vento,
no vento que não retorna,
e, em tão rápida existência
tudo se forma e transforma!
(Romance LIII ou Das palavras aéreas. In: Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles)

Palavras surgem, fixam-se na linguagem e, entretanto, com o desuso podem ir para o limbo do dicionário. Exemplos de palavras que não são mais usadas no dia a dia encontramos nos mais variados autores, como em Machado de Assis (o vocábulo comborça, que significa amante), em Euclides da Cunha (exsicado, que significa ressecado). Vocábulos assim podem identificar uma época, uma sociedade e seus costumes.
À parte o uso ou não de uma determinada palavra, o ser humano por natureza busca o conhecimento, e uma das maneiras de encontrá-lo passa pelas palavras. Contrariamente ao que muitos linguistas pregam, o estudo do Latim pode ser um dos caminhos para conhecer e formar palavras em língua portuguesa. Há, logicamente, a consideração de que as palavras passam também pelo estatuto da convenção, pela arbitrariedade de que um agrupamento de letras tomará determinado significado.
Entretanto, quando se ultrapassa essa convenção, podemos perceber que muitas palavras, aparentemente distantes, podem ter a mesma base de significado. O que pode haver entre, por exemplo, as palavras ‘cozinhar’ e ‘precoce’? Talvez nada, de início. Buscando suas origens, tudo. A palavra cozinhar (do verbo latino coquo, coquis, coquere – ‘eu cozinho, tu cozinhas, cozinhar’) apresenta como sentido básico ‘deixar algo feito, pronto para ingerir; preparar uma refeição; amadurecer’. Já o adjetivo ‘precoce’ (praecox, no latim) se origina de praecoquo, ou seja, do prefixo prae anexado ao verbo coquo que, como vimos, significa ‘cozinhar’. O prefixo prae (pré) tem o sentido de anterior, como em pré-vestibular, prever, etc. Assim, a palavra ‘precoce’ significa aquilo que foi cozinhado antes ou primeiramente, que amadurece ou dá frutos antes do tempo normal. Daí, então, a relação entre o verbo ‘cozinhar’ e o adjetivo ‘precoce’, que apresentam origem em comum.
Escrito por Frederico de Sousa.

MINICURSO DE TRADUÇÃO

Minicurso de Tradução - Textos latinos